Rádio Evangelizar João Pessoa | Tocando os corações pela Fé

Dízimo

O que é o dízimo?
O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização.

AS QUATRO FUNDAMENTAÇÕES DO DÍZIMO

1. Fundamentação Bíblica
A fundamentação bíblica está bem clara na Sagrada Escritura. O Dízimo é um mandamento, uma expressão da vontade de Deus a todos do seu povo, quer no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento. A palavra dízimo tem origem na contribuição legal da décima parte dos bens das tribos de Israel para o sustento dos sacerdotes, órfãos e viúvas. No NT a contribuição deixou de corresponder precisamente ao valor de 10%, e tornou-se o cumprimento do mandamento do amor posto em prática pela partilha alegre e generosa.
Eis alguns textos, que irão nos ajudar nesta reflexão, mostrando que o termo dízimo evoluiu na compreensão do povo de Deus:
• Todos os dízimos da terra são propriedade do Senhor... São coisas consagradas ao Senhor. (Lv 27,30)
• Tragam o dízimo ao TEMPLO, para que haja alimento em minha casa. (Ml 3,10)
• Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (Jo 15,12). – Cada um dê conforme o impulso do seu coração, não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria (IICor 9,7).

2. Fundamentação teológica
A fundamentação teológica do dízimo baseia-se no plano de Deus. E tem suas origens no AT, onde o povo reconhece que tudo vem de Deus, a vida, o trabalho, os bens materiais, etc... Não existe dízimo sem ligação com Deus. É algo que vem d’Ele e volta para Ele através das mãos do homem, impulsionadas pela fé, como reconhecimento de que tudo o que temos e somos a Ele pertence e sem ele nada temos e nada somos.
As virtudes da FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE são dons gratuitos de Deus. O sinal de que efetivamente recebemos esses dons sobrenaturais se revela em nossa vida, em nossas atitudes. Quem tem fé, acredita na Palavra de Deus segundo a qual devemos ser sinal de amor no mundo, espera que tosos os irmãos vivam dignamente e ama seus irmãos em concreto, oferecendo sua colaboração para que as suas necessidades sejam satisfeitas de modo organizado.

3. Fundamentação Comunitária
Terceiro fundamento do dízimo é o comunitário. A comunidade é uma família, a família do povo de Deus, onde se testemunho o Cristo pela vivencia da fraternidade como expressão de fé. A comunidade verdadeira se ama e se ajuda. Por isso, todos são responsáveis por tudo o que acontece nela. A Igreja não é um conjunto de pessoas alheias umas ás outras. Se assim fosse, não seria uma comunidade unida. O povo de Deus que é a Igreja está organizado, sua missão exercida por pessoas que exercem funções em benefícios de todos.
A comunidade de fé está no mundo e por isso se organiza de modo humano. O retrato de uma comunidade verdadeira encontra-se no Atos dos Apóstolos: “Todos os fiéis viviam e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens e dividiam por todos, segundo a necessidade de cada um”(At 2,44). Que lindo exemplo que cada um de nós deveríamos seguir. Você que é católico, vem a Iigreja todos os domingos e não contribui com o dízimo, gostaria de ver sua comunidade funcionando bem? Então, retribua e faça com alegria e amor.

4. Fundamento Pastoral
O quarto fundamento do dízimo é o pastoral, a evangelização. A atividade pastoral gera despesas com atividades missionárias em geral, salários de funcionários e manutenção dos serviços das comunidades, ajuda ás paroquias e comunidades pobres em locais distantes, em outras regiões do país. Jesus fala sobre o trabalho dos evangelizadores e defende os seus direitos: “O trabalhador merece o seu sustento” (Mt 10, 10). São Paulo também afirma: “O ministro do culto vive do seu ministério” (1Cor 9, 13-14).

Formas de contribuir
    Depósito bancário
    Faça você mesmo o depósito no Banco.

Uma forma segura de contribuir com nossa Paróquia é através de depósito bancário. Você mesmo pode se dirigir ao seu banco de preferência e fazer sua devolução do Dízimo, oferta ou doação de forma fácil e segura.

Agência: 1635-7
      Conta: 403.797-9
      Paróquia São José Operário

Através da leitura do código faça sua doação.

Com a leitura, a partir do seu aparelho, você poderá fazer sua devolução do dízimo, oferta ou doação direto na conta da Paróquia com total segurança. A descrição do titular da conta poderá ser Arquidiocese da Paraíba Mitra Arquidiocesana ou Paróquia São José Operário.

Pix
    Um novo meio seguro.

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que vai ser uma nova opção para você fazer sua devolução do Dízimo, oferta ou doação direto na conta da Paróquia com total segurança. Transações bancárias em até 10 segundos, 24h por dia, todos os dias da semana, do ano e sem pagar tarifa bancária.
    Para fazer sua transferência pelo Pix, basta digitar nossa chave que é nosso CNPJ 09.140.351/0021-16. Portanto, você que é cliente de outro banco pode usar o Pix e não vai pagar a tarifa bancária. A descrição do titular da conta poderá ser Arquidiocese da Paraíba Mitra Arquidiocesana ou Paróquia São José Operário.

Doe com seu cartão
    Contribua com seu cartão de crédito ou débito na secretaria ou no Plantão do Dízimo.

Deseja fazer a devolução do Dízimo, oferta ou doação direto na conta da Paróquia com total segurança? Basta comparecer a Secretaria Paroquial no horário de expediente ou no Plantão do Dízimo nas celebrações. Aceitamos todos os cartões. Esta é mais uma forma de você contribuir.

Cadastro de Dizimistas

Nome Completo*