Rádio Evangelizar João Pessoa | Tocando os corações pela Fé
 
Por que acendemos velas?

POR QUE ACENDEMOS VELAS? A vela é um símbolo da presença Divina! \"És tu, Javé, minha lâmpada\" (2 Samuel 22,29) com esta exclamação o salmista proclama que só Deus pode dar luz e vida. Para expressar sua fidelidade a Deus e a continuidade de sua prece, Israel faz arder perpetuamente uma lâmpada no Santuário (Êxodo 27,20) (1 Samuel 3,3)\".

O sentido da VELA acesa é muito mais nobre e mais profundo. O termo \"velar\", que vem de vela, significa cuidar, tomar conta. Então, uma vela acesa ao céu é um pedido também de proteção. \"Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos... (Sl 1, 6). \"O Senhor vela pela vida dos íntegros, e a herança deles será eterna\" (SI 36, 18).

Deus é nosso Criador e nós, suas criaturas; Ele criou em primeiro lugar a luz, \"fiat lux\" (faça-se a luz) (Gn 1, 1-3). A Bíblia é cheia de passagens indicando que Deus é como Luz: \"O Senhor é a minha luz e a minha salvação\" (SI 26,1). Jesus diz: \"Eu Sou a Luz do mundo\" (João 8,12; 12,35). A LUZ, especialmente da vela, é um símbolo usado em praticamente todas as religiões e sempre foi ligada à divindade. Acender velas é uma maneira de chegar mais perto do divino.

VELAS NOS TÚMULOS: Quando acendemos uma vela sobre a sepultura de alguém, isso significa que a pessoa ali sepultada tinha fé, vivia sua fé, irradiava luz com as boas obras que fazia. Significa também, esperança de vida eterna. E, como a fé é vida em Deus, a vela acesa sobre o túmulo de um cristão, significa também a presença de Deus.

Já se vê que é um absurdo acender vela sobre o túmulo de um ateu ou de uma pessoa sem fé. Se a pessoa não tinha fé e não praticava o bem, a vela acesa sobre seu túmulo é uma mentira, porque está significando uma coisa que não existiu. A VELA ACESA SUBSTITUI DIANTE DE DEUS A PESSOA QUE A ACENDE: Fica se consumindo, como se fosse um holocausto (sacrifício) oferecido a Deus. A VELA ACESA É UM SACRIFÍCIO EM MINIATURA.

A partir do momento que a pessoa pega a vela para acender, a mesma passa a ser sua, ou seja, ACENDA-A PARA SER CONSUMIDA EM SEU LUGAR.
Assim, uma vela acesa torna-se símbolo de consumação. 

Pe. Heriberto Gomes da Costa
Administrador Paroquial

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Paróquia São José Operário. Todos os direitos reservados