Rádio Evangelizar João Pessoa | Tocando os corações pela Fé

Paróquia elabora Roteiro do Mês Mariano

A Paróquia São José Operário, de Cruz das Armas, João Pessoa, Paraíba, elaborou através do padre Heriberto Gomes, Administrador Paroquial, o Roteiro do Mês Mariano para bem rezar o mês dedicado a Nossa Senhora. Um rico material de devoção. Todas as comunidades, pastorais, grupos, serviços e movimentos são chamados. À Maria, nossa devoção.

O conteúdo do roteiro inclui hino mariano, saudação inicial, santo terço, credo/pai nosso, jaculatória, oração, meditação dos mistérios do Terço, texto bíblico e reflexão, ladainha a Nossa Senhora, oração final, bênção final e cânticos.

Reproduzimos abaixo texto de Lívia Máximo no site www.paieterno.com.br sobre o mês Mariano.

Mês Mariano: Devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus
Maio tem um sentido especial para os cristãos católicos

Maio. Para a Igreja Católica, o mês tem um sentido bem especial. Maio é o Mês Mariano, dedicado exclusivamente à Maria, a mãe de Jesus Cristo. Ela que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe. É lembrada e homenageada durante todo o mês com missas, terços, oferta de flores e cânticos e também orações especiais.

A título de curiosidade, o Mês Mariano é uma herança europeia, visto que, na Europa, maio é primavera e é celebrado em vários países pelo reflorescimento da natureza. Já no Brasil, a devoção mariana teve origem já nos tempos da conquista das terras, conforme comenta Pe. Edinisio Pereira, formador no Seminário São José, em Goiânia: “Começou com a evangelização trazida pelos jesuítas. Posteriormente, a devoção foi ganhando força com o passar dos anos, até chegar ao que conhecemos hoje. Teve presença forte, sobretudo com o povo pobre, simples e oprimidos que, buscavam na Mãe de Jesus, a esperança, o conforto e a força necessária diante de tantos sofrimentos e maus tratos”.

As maiores datas dedicadas à Maria na tradição católica, no mês de maio, são: a Festa de Nossa Senhora de Fátima, celebrada no dia 13; e a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que acontece no dia 24. Diante destas datas de celebrações especiais, o padre afirma que é preciso diferenciar cultos de adoração e culto de veneração. “A palavra ‘culto’ vem de cultivar, que por sua vez, quer dizer, desenvolver, ser instruído, cultivado, relação de respeito e veneração. Cultiva-se algo especial, como por exemplo, o louvor a Deus. Cultiva-se o carinho e a devoção para com os santos e santas. Podemos então, cultivar nossa devoção à Maria sem, portanto, adorá-la. À Maria, nossa veneração por tudo o que ela foi e por tudo o que ela é. À Maria, nós devotamos, cultuamos o amor por ela. Não a adoramos, pois, nossa verdadeira adoração é somente ao Divino Pai Eterno.”

O formador ainda exemplifica: “Vamos a uma realidade prática. Maria é venerada no mundo todo, recebendo mais de seiscentos títulos, ou seja, nomes atribuídos a ela. É a mesma Maria, a Mãe de Jesus. A Mãe da Igreja e Mãe nossa. No Brasil, o mais conhecido é o título de Nossa Senhora Aparecida, seguido por Nossa Senhora da Graças, da Abadia, do Perpétuo Socorro e tantos outros. Maria, por isso, é fonte de inspiração”, ressalta Pe. Edinisio.

A estudante Anna Carolynne de Oliveira Souza afirma que Nossa Senhora é sinônimo de salvação em sua vida: “Todas as vezes que estou passando por um momento ruim, é só recorrer a ela, que tem a maneira certa de me salvar. É igual a um filho que quando pede para sua mãe, ela não rejeita o pedido, principalmente quando ela sabe o que é bom para ele. Então, ela faz de tudo para poder dar o que ele precisa. Isso é Nossa Senhora. Pedimos no terço, em uma oração, ou até mesmo na novena, de forma particular. Não tem como chegar a Jesus sem ela. Nas Bodas de Caná, Jesus fez seu primeiro milagre através dela. Então, para mim, ela realmente é a salvação”.

A estudante ressalta que não coloca Maria à frente de Deus, mas para ela, não tem como chegar a Ele se não for por ela. “Todo mundo tem o coração mole, quando se fala de mãe e ela acaba amolecendo o coração de Jesus quando pedimos a intercessão dela. Essa devoção a Nossa Senhora tem me feito uma pessoa melhor, que deseja santidade, que deseja crescer na espiritualidade, a exemplo dela. Então, em seus vários títulos, ela é um exemplo para minha vida. Se eu preciso de algo muito urgente, peço a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; se eu preciso de um auxílio, peço Nossa Senhora Auxiliadora; de um conselho é a Nossa Senhora do Bom Conselho; sendo que todas são uma só. É a mesma mãe e a Igreja precisa de uma mãe, pois uma família precisa de uma mãe”, afirma a estudante.

O Mês Mariano se inicia hoje. Reze e peça a intercessão da Virgem Maria em sua vida. Como verdadeira mãe, ela não desampara seus filhos!

Lívia Máximo
www.paieterno.com.br